A agência espacial norte-americana afirma que essa observação, pode ajudar os cientistas a compreender um mistério-chave sobre a atmosfera solar, bem como fazer previsões mais precisas do clima espacial e conduzir avanços em experimentos de fusão controlada.
"Essa foi a primeira observação de um controlador externo de reconexão magnética", afirmou Abhishek Srivastava, cientista solar do Instituto Indiano de Tecnologia (BHU), na Índia.
Ele ainda ressaltou que essa observação pode ser "útil para a compreensão de outros sistemas", como, por exemplo, "as magnetosferas da Terra e planetárias, outras fontes de plasma magnetizado, incluindo experimentos laboratoriais, onde o plasma é altamente difusivo e muito difícil de controlar".
Este novo tipo de explosão, conhecida como reconexão forçada, havia sido vista anteriormente, tanto no sol como ao redor da Terra, afirmou a NASA.
"Acreditamos que a reconexão forçada esteja em toda parte [...] Mas temos que manter a observação, se quisermos provar isso", afirmou Srivastava.
Os cientistas continuarão procurando outros eventos de reconexão forçada para alcançar uma melhor compreensão do funcionamento da reconexão e quantas vezes ela pode ocorrer.