A Índia e a Rússia assinaram um contrato de US$ 5,43 bilhões (R$ 22,1 bilhões) em 2018 para a compra de cinco sistemas de defesa antimísseis S-400, apesar das ameaças dos EUA de aplicarem sanções a qualquer país que compre armamentos da Rússia ao abrigo da Lei de Combate aos Adversários da América por meio de Sanções (CAATSA, sigla em inglês).
Depois que a Índia e os EUA assinaram um Anexo de Segurança Industrial (ISA, sigla em inglês) durante o segundo diálogo 2+2 entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa da Índia, o secretário de Estado e o secretário de Defesa dos EUA em Washington, um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA sugeriu que a Índia comprasse sistemas de armas antiaéreas norte-americanos em vez dos S-400 da Rússia.
"Os S-400 têm sido uma questão de longa data. A Índia está perfeitamente ciente das nossas preocupações. As nossas preocupações incidem sobre a Rússia e o encorajamento do comportamento da Rússia, como também nos preocupamos sobre nossa capacidade de alcançar a interoperabilidade que procuramos com a Índia", disse o responsável.
Nova Deli e Washington também concluíram três acordos ao abrigo da Iniciativa de Tecnologia e Comércio de Defesa, destinados a aumentar a capacidade de coprodução e codesenvolvimento de tecnologias críticas. Nesse contexto, o responsável acrescentou que, "em uma certa altura, há uma escolha estratégica que tem de ser feita relativamente a plataformas e sistemas, e quanto à nossa, certamente, estamos encorajando a Índia a olhar para nossas plataformas e sistemas como os mais eficazes, pois está enfrentando desafios na região do indo-pacífico".
A Índia também já tinha assinado dois acordos fundamentais dos EUA, o Logistics Exchange Memorandum of Agreement (LEMOA) e o Communications Compatibility and Security Agreement (COMCASA) em 2016 e 2018, respetivamente.
A Rússia cumprirá seu contrato para entregar sistemas de mísseis S-400 à Índia em 2025, pois já recebeu o primeiro pagamento adiantado, disse em novembro de 2019 o CEO da empresa estatal russa Rostec, Sergei Chemezov.