Come-Come: FOTO mostra fusão violenta entre grupos de galáxias

É a colisão mais violenta de sempre entre grupos de galáxias, segundo astrônomos, chocando com uma velocidade de cerca de 6,4 milhões de quilômetros por hora.
Sputnik

A NASA detectou "a colisão mais violenta já vista entre dois grupos de galáxias". Os grupos da galáxia NGC 6338, localizados a cerca de 380 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Draco, colidiram uns com os outros a uma velocidade de mais de 6,4 milhões de quilômetros por hora, diz a agência em um artigo.

"A massa total contida no sistema NGC 6338 é cerca de 100 trilhões de vezes a massa do Sol" e é composta em cerca de 83% de matéria escura, 16% de gás quente e 1% de estrelas, segundo os pesquisadores. Os astrônomos preveem que a fusão será completada e o sistema continuará acumulando mais galáxias por gravidade até se tornar um aglomerado com centenas ou milhares delas.

Come-Come: FOTO mostra fusão violenta entre grupos de galáxias

A imagem composta exibe dados de raios X do Observatório Chandra da NASA (em cor vermelha), mostrando gases quentes com temperaturas acima de 20 milhões de graus Celsius, bem como gases mais frios detectados com o Chandra e o telescópio XMM-Newton da ESA (em cor azul).

Segundo resultados publicados na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society em julho deste ano, uma grande parte dos gases parece ter sido aquecida por frentes de choque.

Comentar