"Estamos vendo os russos implantando mais submarinos no Atlântico Norte, e esses submarinos estão sendo postos por mais tempo e com sistemas de armas mais letais [...] Os russos construíram até um navio quebra-gelo que carrega mísseis Kalibr [...] Estamos vendo um aumento do [número de] submarinos russos em patrulha em 2019 e [é] mais do que eu vi durante meu período na Europa nos últimos 10 anos", declarou o almirante James Foggo, comandante da Marinha dos EUA na Europa e África, nesta quarta (18) a jornalistas.
O comandante também elogiou os submarinos da Marinha da Rússia, classificando-os "como boas e desafiantes plataformas", conforme publicou o portal americano Military.com.
Além disso, o militar classificou as atividades russas como "forma assimétrica de desafiar a OTAN".
"A Rússia tem posto meios em seu domínio submarino. Isso é uma forma assimétrica de desafiar o Ocidente e a OTAN e eles estão fazendo isso muito bem", acrescentou o almirante.
Ainda segundo a mídia, o militar tem frisado há anos os investimentos da Rússia em tecnologia submarina.
Em relação às atividades russas, o almirante disse que a OTAN tem conduzido exercícios antissubmarino usando meios navais e aéreos, conforme publicou o portal USNI News.