No dia 23 de dezembro a Aviação de Longo Alcance da Rússia comemorou mais de um século de história e exibiu a evolução de sua força ao longo deste tempo.
Em um vídeo feito pelo Ministério da Defesa da Rússia, aviadores da força estratégica levantaram voo e realizaram diversas manobras, enquanto bombardeios também foram mostrados no vídeo.
Tríade nuclear
Além do poder nuclear de mísseis lançados em terra e por meios navais, a Rússia também conta com seus bombardeiros de longo alcance capazes de despejar sobre alvos inimigos artefatos nucleares e bombas convencionais.
A história da Aviação Estratégica russa começou na data em questão em 1914, quando foi criado o primeiro esquadrão de bombardeiros Ilya Muromets.
Ainda durante a Primeira Guerra Mundial, tais aeronaves realizaram 400 voos e lançaram um total de 65 toneladas de bombas, sendo que durante o conflito somente uma das aeronaves foi perdida.
Hoje, após 105 anos de evolução tecnológica, a Aviação de Longo Alcance russa conta com os bombardeiros Tu-160, Tu-95MS, Tu-22M3 e Tu-22, sendo que parte de tais aeronaves já passaram por um processo de modernização.