O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, revelou detalhes da atmosfera e do estilo de negociação do presidente dos EUA, Donald Trump, após encontro realizado em 11 de dezembro, na Casa Branca.
"Gosto da forma como Trump discute os assuntos da agenda internacional. Ele evita ambiguidades e tenta falar o que pensa de forma direta", disse Lavrov em entrevista ao canal russo Pervy.
Essa "abordagem produtiva" é rara entre os políticos, e permite que as partes "compreendam melhor quais as dificuldades e perspectivas das relações", contou o chanceler.
De acordo com Lavrov, a reunião com Trump foi "substancial" e tratou de "dezenas de assuntos fundamentais", incluindo a estabilidade estratégica, controle de armas, questão norte-coreana e Oriente Médio.
"Tivemos uma conversa extremamente direta sobre todos esses tópicos, sem tomar atalhos ou evitar assuntos controversos", relatou Lavrov.
O chanceler lembrou que Moscou e Washington divergem em relação a alguns temas da agenda internacional, mas, assim como a Rússia, Trump parece estar aberto para o diálogo:
"O sinal que ele enviou à sua equipe, aos funcionários da Casa Branca, ao Departamento de Estado, foi muito claro: temos que manter o diálogo com a Rússia. Nós também achamos que essa é a única maneira de seguir em frente", disse.
Sergei Lavrov foi recebido na Casa Branca, em Washington, pelo seu homólogo Mike Pompeo e pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em 11 de dezembro de 2019.