Novo submarino nuclear russo Novossibirsk porta armas 'formidáveis', diz especialista militar

Foi lançado à água o primeiro submarino nuclear de série do projeto Yasen-M. O especialista militar e capitão-de-mar-e-guerra na reserva Vasily Dandykin falou das características do submarino.
Sputnik

O Novossibirsk, primeiro submarino nuclear de série do projeto modernizado Yasen-M, foi lançado à água no estaleiro Sevmash em Severodvinsk, noroeste da Rússia, segundo foi relatado pelo Ministério da Defesa.

Segundo o comandante da Marinha, almirante Nikolai Yevmenov, a tripulação do submarino recebeu formação no centro de treinamento "e está pronta para dominar os equipamentos e armas mais recentes". O Novossibirsk está planejado ser entregue à Marinha em 2020.

Anteriormente, Aleksei Rakhmanov, presidente da Corporação Unida de Construção Naval, disse que o projeto Yasen-M revelou uma série de falhas no projeto, em particular relacionadas ao sistema de comando e controle. Para eliminar os defeitos do primeiro navio do projeto, o Kazan, foram necessárias mais quatro ou cinco saídas para o mar.

Os submarinos nucleares polivalentes Kazan e Novossibirsk têm um deslocamento de 13.800 toneladas, profundidade de imersão de 520 metros, 100 dias de autonomia e velocidade em imersão de 31 nós. A tripulação é composta por 64 efetivos e os navios estão armados com minas, torpedos de 533 milímetros, assim como mísseis de cruzeiro Kalibr e Oniks.

'Transporta armas formidáveis'

Vasily Dandykin, capitão-de-mar-e-guerra na reserva e especialista militar, observou que o lançamento à água do submarino Novossibirsk é um momento muito importante, tanto para o estaleiro Sevmash como para a Marinha e para todo o país.

"Esta é uma boa razão para dizer que as forças submarinas da nossa frota nuclear estão desenvolvendo-se bem. Houve problemas com o primeiro submarino do projeto Kazan, mas agora as principais deficiências foram eliminadas, e está planejado que ambos os submarinos do projeto Yasen-M entrem no serviço da Frota do Norte no próximo ano", disse Vasily Dandykin ao serviço russo da Rádio Sputnik.

Segundo o especialista militar, o Novossibirsk não só não é inferior ao seu análogo americano, o submarino nuclear da classe Virginia, como inclusive é superior.

"É um submarino de quarta geração, polivalente, com mísseis. Ele se distingue pelo seu nível de ruído significativamente reduzido, devido à tecnologia, assim que esse problema já foi resolvido. Este submarino transporta armas formidáveis, particularmente mísseis Kalibr, que são disparados debaixo d'água, mas no futuro serão mísseis hipersônicos Tsirkon."

"Além disso, o navio se distingue em muitos domínios, em particular seus torpedos não estão na proa, mas no meio do casco. É um navio bastante veloz, com grande profundidade de imersão. Até mesmo os norte-americanos notaram que o submarino do projeto Yasen-M não apenas está ao nível do submarino norte-americano Virginia, como também o supera em componentes essenciais, particularmente em termos de armamento, pela possibilidade de transportar mais mísseis", concluiu Vasily Dandykin.

Comentar