Informações preliminares indicam que a aeronave caiu logo após a decolagem e colidiu com um prédio de dois andares ao perder altitude. Ao menos 12 pessoas morreram, segundo as autoridades do Cazaquistão. Além das 12 pessoas mortas, outras 53 ficaram feridas.
Começam a circular nas redes sociais supostas imagens do desastre aéreo.
"A operação de resgate foi iniciada imediatamente, nenhum incêndio ocorreu [após o acidente]. Passageiros e membros da tripulação estão sendo evacuados", afirmou o Ministério da Indústria e Desenvolvimento das Infraestruturas do Cazaquistão.
O governo cazaque criou uma comissão especial para investigar o incidente e afirmou que "todos os detalhes e causas serão encontrados". As autoridades locais também afirmaram que todos os voos do avião Fokker 100 serão suspensos "até que as circunstâncias do incidente sejam esclarecidas".
A aeronave transportava 93 passageiros e cinco membros da tripulação e tinha como destino o aeroporto da capital do país, Nursultan.
Em 1996, um avião Fokker 100 da TAM, com 96 pessoas a bordo caiu 24 segundos após a decolagem. O avião fazia um voo do Aeroporto de Congonhas com destino ao Rio de Janeiro. Ao todo, morreram 99 pessoas: todos os ocupantes e três pessoas que estavam em terra.