A sequência de 354 imagens foi captada pelo rover ao longo do período de 29 dias anterior a ter se perdido completamente o sinal do aparelho, que foi declarado "morto" pela agência espacial norte-americana no início do ano.
A desolada paisagem marciana conhecida como Vale da Perseverança foi a última coisa que o rover conseguiu gravar e agora serve como seu derradeiro local de repouso, relata Daily Mail.
"Este panorama final representa aquilo que fez com que o nosso rover Opportunity se transformasse em uma missão de pesquisa e descoberta tão especial", disse o responsável pela missão Opportunity, John Callas, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
O rover da NASA permaneceu ativo durante 15 anos, superando o objetivo planejado pela equipe de apenas 90 dias marcianos.
Opportunity coletava informações cientificas e as enviava à Terra até 2018, algum tempo mais tarde uma tempestade de poeira cercou o planeta vermelho bloqueando o sol sobre o rover por vários meses e evitando que a sonda recarregasse suas baterias.