As armas seriam capazes de superar qualquer sistema naval de defesa antimísseis, disse Krivoruchko em entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda.
"Essas armas hipersônicas podem ser tanto lançadas do ar, como o sistema Kinzhal, como de vetores terrestres ou navais, como o Tsirkon. Continuamos a desenvolver essas tecnologias fundamentais para aumentar sua velocidade (para mais de Mach 10 em sua trajetória), alcance e precisão", diz vice-ministro.
Anteriormente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, havia informado que o novo míssil naval Tsirkon teria velocidade de Mach 9. O presidente também anunciou o desenvolvimento de uma versão terrestre para o míssil.
O sistema Kinzhal e demais sistemas de armas avançados foram anunciados pelo presidente russo no dia 1º de março de 2019. Na ocasião, o presidente disse que as armas seriam capazes de portar ogivas nucleares e convencionais e atingir alvos a até 2 mil quilômetros de distância.
De acordo com Putin, os mísseis hipersônicos são capazes superar quaisquer sistemas de defesa antiaérea e antimísseis existentes atualmente no mundo.
Mais tarde, foi anunciado que caças-interceptadores MiG-31K modernizados serão equipados com os novos mísseis.
No início de 2019, pilotos testaram esses mísseis e atingiram alvos a uma distância de mil quilômetros.