A Marinha da Índia está atualizando a infraestrutura de segurança de seus aeródromos navais. Como parte do plano, sistemas serão instalados para fornecer vigilância contínua, alerta em tempo real e resposta imediata a uma ameaça. A Marinha da Índia também planeja comprar armas navais dos Estados Unidos para navios de guerra.
As informações sobre os planos de expansão da frota foram levadas a um comitê parlamentar de defesa no país. Segundo o relatório do Comitê Permanente de Defesa do Parlamento indiano, atualmente a Índia possui 15 submarinos convencionais e um nuclear.
Alguns dos conteúdos do relatório foram relatados pela mídia indiana neste domingo (29). O documento revela que a Índia assumirá a construção dos submarinos nucleares em parceria com o setor privado.
A Marinha indiana também está trabalhando no Projeto 75, que prevê a construção de seis submarinos convencionais adicionais em coordenação com empresas indianas. O projeto também prevê contribuições de fabricantes estrangeiros de equipamentos. A construção dos submarinos no chamadp Projeto 75 fará parte de uma política estratégica de parceria.
A Marinha indiana também informou o comitê de que apenas dois novos submarinos convencionais foram introduzidos na frota nos últimos 15 anos.