Segundo estimativas, o asteroide 2019 OU possui mais de 550 metros de diâmetro. A NASA prevê que a rocha espacial venha a passar perto do planeta Terra em 10 de janeiro, tendo tido sua trajetória confirmada ainda em outubro de 2019, conforme relata o jornal Express.
Desde então, a agência norte-americana calculou o tamanho, velocidade e órbita do asteroide para determinar se o mesmo representa algum risco, concluindo que se trata de um "asteroide potencialmente perigoso".
A NASA classifica que asteroides potencialmente perigosos possuem 150 metros ou mais de diâmetro, ou seja, são em torno do dobro do tamanho da Estátua da Liberdade. Vale destacar que raramente objetos espaciais como esse se aproximam da Terra, acrescentou a NASA.
O corpo celeste assumirá velocidade de 9,4 quilômetros por segundo quando estiver próximo do nosso planeta.
De acordo com a Agência Espacial Europeia, existem mais de 21.702 objetos do tipo que por vezes cruzam nossa órbita. No topo dessa lista, existem 997 asteroides que poderiam representar algum grau de risco. Felizmente, a NASA não acredita que o asteroide 2019 OU venha a chocar com o planeta Terra.