Rei da velocidade: analista japonês enaltece caça soviético MiG-25

O analista militar japonês Mori Kentaro falou em um blog do Yahoo News Japan sobre o avião mais rápido do mundo, o caça soviético MiG-25.
Sputnik

De acordo com o analista, o caça soviético ainda é o "número um" entre as aeronaves militares de alta velocidade.

Em 1962, o MiG-25 estabeleceu um recorde mundial, que não foi batido até hoje, atingindo uma velocidade média de 2.981,5 km/h em um percurso de 500 quilômetros com um raio de 80 quilômetros.

Na opinião de Kentaro, o propósito dessa aeronave era neutralizar os aviões militares dos EUA da chamada "classe 3M".

O autor do artigo explica que, para alcançar velocidades três vezes maiores que a do som, foram criadas ligas especiais de aço, que tinham grande resistência à temperatura e durabilidade, em oposição às ligas de alumínio.

Recorde de velocidade

O MiG-25, equipado com um grande radar e quatro mísseis com alcance de até 80 quilômetros, estabeleceu um recorde de velocidade. A aeronave conseguiu atingir a altitude máxima de 35.000 metros em apenas 4 minutos e 11 segundos.

Na segunda metade da década de 70, os requisitos táticos e técnicos para os caças começaram a mudar. Entre os projetistas começou a dominar o conceito de aeronave quase sonora, que só poderia desenvolver, se necessário, uma velocidade ligeiramente superior à velocidade do som.

Rei da velocidade: analista japonês enaltece caça soviético MiG-25

Dessa forma, o último vencedor de uma série de aeronaves supersônicas de alta velocidade é o MiG-25, que há 50 anos ocupa orgulhosamente o topo do pódio como o "rei da velocidade", ressalta o analista.

Este caça permanece sendo até hoje o mais rápido no mundo e está em serviço das Forças Aeroespaciais da Rússia.

Comentar