EUA prendem 2 chineses por tirarem ilegalmente fotos de base da Marinha

Dois estudantes universitários chineses da Universidade de Michigan foram intimados a uma corte federal na segunda-feira (6) após serem presos por fotografarem ilegalmente uma base da Marinha na Flórida, Estados Unidos.
Sputnik

Em 5 de dezembro, Yuhao Wang e Jielun Zhang, ambos estudantes de 24 anos da Universidade de Michigan, foram presos em uma base aérea da Marinha norte-americana. Os estudantes ignoraram repetidamente sinais e comandados, e avançaram pelo território da base, de acordo com um depoimento do FBI, informa o jornal Florida Key News.

O documento relata que os chineses, conduzindo uma Hyundai, não pararam o veículo mesmo após ordens para que dessem meia-volta e deixassem o estabelecimento. As ordens foram dadas uma vez que Wang e Zhang foram incapazes de prover uma identificação militar na entrada da base da Marinha.

"Jielun Zhang explicou que eles continuaram entrando no território [da base], conduzindo até que parassem, estacionassem o veículo e tirassem fotos com sua câmera e vídeos com seu telefone", relata Chris Klettheimer, agente especial do FBI.

Os estudantes chineses se apresentaram em uma corte federal em Key West e receberam o direito de representação por advogados. Segundo o jornal, Wang expressou preferir "que ordenem um defensor público para mim".

Comentar