Trump diz que aprovou novas sanções contra o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (9) que aprovou um aumento "substancial" das sanções contra o Irã.
Sputnik

"Já está feito. Nós as aumentamos. Elas eram bastante severas, mas agora as aumentamos substancialmente", afirmou sobre as sanções para jornalistas na Casa Branca. 

A medida surge após o Irã lançar um ataque contra bases militares no Iraque usadas por forças norte-americanas. 

"Acabei de aprovar agora pouco com o Tesouro", disse o presidente, sem dar maiores explicações sobre o teor das sanções. 

Na quarta-feira (8), em pronunciamento à nação para comentar sobre a situação no Oriente Médio, Trump tinha prometido "sanções punitivas adicionais" em retaliação ao Irã. 

O ataque iraniano, realizado na terça-feira (7), atingiu a base áerea Ain Al-Asad e instalações militarem em Arbil, ambas em território iraquiano e usadas por tropas norte-americanas. 

De acordo com Washington, nenhum cidadão americano ficou ferido, apenas houve danos materiais. 

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, no entanto, anunciou que  "se vingará da forma mais severa em breve", disse Araghi à agência de notícias Tasnim.

A ação de Teerã foi uma resposta a uma operação com drone, ordenada por Trump, que matou o general Qassem Soleimani, comandante da Força Quds, do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã.

Comentar