O gigante de 111 metros e US$ 13 bilhões (cerca de R$ 52 bilhões) foi tirado de seu hangar acompanhado por um grupo de cientistas na fábrica de foguetes da NASA Michoud em Nova Orleans, no estado americano de Louisiana.
De lá, o Space Launch System foi encaminhado a bordo da balsa Pegasus da NASA para a base de testes do Centro Espacial Stennis, no estado americano do Mississippi.
O foguete, considerado o mais potente do mundo e mostrado no vídeo abaixo publicado pelo diretor-geral da NASA, Jim Bridenstine, pode carregar mais de 2,6 milhões de litros de combustível.
Encaminhar a primeira fase completa do NASA SLS para testes no [campo de testes] Green Run no [centro espacial] NASA Stennis é um grande marco para o programa Artemis. Nós iremos fazer grande progresso neste ano com o intuito de mandar a primeira mulher e o próximo homem à Lua por volta de 2024.
Conforme publicou o tabloide Daily Star, o aparelho também deverá ser usado pela NASA para uma missão, que visa colonizar Marte, após o ano de 2024, quando deverá se dar o primeiro pouso de uma mulher na Lua.
Além de seu gabarito e preço, também surpreende por sua velocidade. Segundo a mídia, o SLS pode alcançar 28.400 km/h.