Irã poderia ter armas nucleares daqui a 1 ou 2 anos, diz chanceler francês

Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, afirmou em rádio que o Irã ainda não possui armas nucleares, mas existe uma chance de consegui-las em até dois anos.
Sputnik
"Agora não têm, mas se continuarem ignorando os termos do Acordo de Viena, poderão obter armas nucleares daqui a um ou dois anos", afirmou o chanceler em transmissão da rádio estatal francesa RTL, nesta sexta-feira (10).

A declaração de Jean-Yves Le Drian se dá após o Irã ter anunciado que não cumprirá mais os termos do acordo nuclear, podendo enriquecer urânio a níveis não estabelecidos pelo tratado.

A decisão iraniana de se afastar ainda mais dos compromissos nucleares seguiu o assassinato do major-general iraniano Qassem Soleimani, ocorrido no último dia 3 em uma operação militar norte-americana.

Contudo, Teerã ainda não considera o acordo nuclear morto, enquanto países europeus acreditam que o mesmo seja uma solução para diminuir as tensões e solucionar a questão nuclear iraniana.

Tal visão europeia revelou inclusive divergências entre os EUA e seu tradicional aliado, o Reino Unido, sobre o programa nuclear iraniano.

Comentar