O veículo de mídia oposicionista iraniano, Iran News Wire, publicou em sua conta no Twitter um vídeo, no qual é captado o momento do lançamento de um míssil, que teria supostamente atingido o Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, vitimando todas as 176 pessoas a bordo.
Vídeo mostra lançamento de míssil do regime iraniano [sic] contra a aeronave comercial ucraniana, voo PT752, que matou 176 pessoas. A pessoa que publicou o vídeo disse que não havia revelado as imagens antes por medo das instituições de segurança do regime.
O Boeing ucraniano caiu no dia 8 de janeiro, alguns minutos após decolar do aeroporto Imã Khomeini na capital iraniana, Teerã, em consequência de falha dos militares iranianos.
Neste sábado (11), o comandante da Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, Amir Ali Hajizadeh, afirmou que o operador do sistema de defesa antiaérea teria confundido a aeronave ucraniana com um míssil de cruzeiro.
O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica se responsabilizou pela tragédia. O Estado-Maior iraniano notou que o incidente ocorreu em contexto de tensões com os EUA após o assassinato do general Qassem Soleimani.
Poucas horas antes da queda do Boeing, o Irã havia lançado mísseis contra bases dos EUA no Iraque e aguardava possível retaliação dos EUA.