Resultados da investigação da queda do avião vêm à tona depois de instrução do líder iraniano

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei foi informado ontem (10) sobre o disparo acidental que causou a queda do avião da companhia aérea Ukraine International Airlines.
Sputnik

Logo em seguida, ele realizou uma reunião com os principais órgãos de segurança, onde ordenou que a informação fosse anunciada publicamente, segundo a agência de notícias FARS. 

Os militares iranianos confirmaram em um comunicado, na emissora de TV estatal, que o avião foi derrubado involuntariamente enquanto voava próximo de uma instalação militar. O comunicado também diz que as partes envolvidas serão responsabilizadas judicialmente.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, afirmou que o avião ucraniano Boeing 737 foi derrubado por "erro humano".

​Um dia triste. Conclusões preliminares da investigação interna das Forças Armadas: O erro humano em tempos de crise causado pelo aventureirismo dos EUA levou ao desastre. Nossos profundos arrependimentos, desculpas e condolências ao nosso povo, às famílias de todas as vítimas e a outros afetados.

A caixa preta do avião ucraniano abatido no Irã será enviada para França para ser analisada, segundo Hassan Rezaifar, chefe do departamento de investigação de acidentes da organização de aviação civil do Irã, informa a IRNA.

O avião, um Boeing 737 operado pela Ukrainian International Airlines, caiu nos arredores de Teerã durante a decolagem algumas horas depois que o Irã lançou uma série de mísseis contra forças americanas estacionadas em bases militares no Iraque.

A aeronave, que que tinha como destino final a capital ucraniana de Kiev, transportava 167 passageiros e nove tripulantes de vários países, incluindo 82 iranianos, pelo menos 57 canadenses e 11 ucranianos, segundo as autoridades.

Comentar