Com isso, Washington não precisaria esperar pelo envio de equipamentos necessários para uma determinada região de conflito e poderia realizar "um ataque rápido" a partir de posições seguras.
O destróier norte-americano USS Zumwalt poderia ser equipado com mísseis convencionais de grande alcance, o que permitiria atacar qualquer parte do planeta em questão de minutos, segundo o capitão Kevin Smith, encarregado do projeto de destróieres da classe Zumwalt.
"Esta seria uma plataforma perfeita para um ataque convencional rápido", declarou Smith à Fox News.
O programa de Ataque Rápido Convencional (CPS) foi projetado durante a presidência de George W. Bush, e envolve o equipamento de mísseis balísticos com ogivas convencionais, que poderiam atingir velocidades e alcance semelhantes ao das armas nucleares.
Dessa maneira, Washington não precisaria esperar pelo envio de armas necessárias para uma determinada região de conflito e poderia realizar um "ataque rápido" a partir de posições seguras, detalha a Fox News.
No entanto, o programa provocou preocupações pois, com suas características, os mísseis convencionais podem ser confundidos com armas nucleares.
"O CPS poderia alterar a estabilidade e possivelmente elevar o risco de uma resposta nuclear a um ataque dos EUA", informa o Serviço de Investigação do Congresso dos EUA.