Uma massa pegajosa amarela surgiu em diversas praias da Suécia, deixando os cidadãos locais preocupados e autoridades sem respostas. Desde o começo de janeiro, relatos de descobertas semelhantes foram feitos em ao menos vinte e cinco praias na área entre Grebbestad e a fronteira com a Noruega.
"Eu toquei isso. É um pouco pegajoso, talvez como uma cera", afirmou o habitante local Nils-Erik Karlsson ao jornal Göteborgs-Posten.
Por fim, a Guarda Costeira foi alertada e visitou as áreas afetadas para coletar amostras. Até mesmo a municipalidade local tomou medidas para lidar com a aparente crise.
A massa amarela não é perigosa.
O município de Tanum até mesmo encorajou os habitantes a manterem crianças e animais de estimação longe da peculiar substância até se descobrir que é inofensiva.
"Pedimos que as pessoas usem o senso comum, como sempre quando se trata de coisas desconhecidas. As pessoas não devem simplesmente se aproximar para tocar e apertar isso", informou Ida Aronsson Hammar do conselho local ao canal norueguês NRK.
Felizmente, uma análise pôde confirmar que a substância não representa nenhum perigo para a saúde de humanos ou o ambiente. A limpeza das áreas costeiras afetadas já começou e deve ser implementada ao longo de muitas semanas.