Cansado de políticos mentirosos? Robôs poderiam ser a solução

Especialista em inteligência artificial britânico sugere que em breve robôs poderiam corrigir falsas declarações feitas por parlamentares e simular efeitos de leis antes de aprovadas.
Sputnik

Se por um lado grande parte da população mundial se apresenta insatisfeita com as lideranças políticas, o avanço da tecnologia e o uso de robôs poderiam ser uma solução no futuro próximo.

Segundo o especialista britânico em tecnologia David Wood, robôs poderiam ser usados durante discussões entre os legisladores tanto para detectar mentiras como para outros propósitos.

"As pessoas estão muito chateadas com os políticos, e as coisas estão indo mais para pior do que para melhor", afirmou o especialista ao tabloide Daily Star.

Robôs que 'sabem' a verdade

Para combater declarações com dados e afirmações incorretas, robôs, capazes de verificar instantaneamente os argumentos apresentados por políticos, poderiam corrigir as autoridades enquanto elas falam.

A razão disso seria evitar que uma mentira fosse tomada como verdade e chegasse ao debate público.

Para Wood, o uso de tais robôs irá impulsionar o surgimento de políticos cada vez mais baseados em fatos.

"Isso resolve o problema de você estar vendo uma entrevista e ficar pensando por que os jornalistas não investigam quando os políticos falam inverdades", afirmou Wood.

Prevendo as consequências das leis

Ainda de acordo com David Wood, os robôs, capazes de calcularem os efeitos na sociedade de uma lei aprovada, poderão simular as consequências que emendas à constituição podem trazer.

Isso auxiliaria os parlamentares a decidir por aprovar ou não passar um projeto de lei.

Contudo, os robôs teriam papel meramente opinativo, não podendo por si exercer o trabalho dos políticos em plenitude.

David Wood também alertou para o uso indevido de tal tecnologia, assim como manipulações.

Portanto, o gerenciamento de tais máquinas deveria ser o mais transparente possível.

Comentar