O arqueólogo Ben-Harry Johansen encontrou a moeda de 2.000 anos e uma espada viking decorada de 1.000 anos na região, segundo a NRK.
"A moeda estava a apenas 15 centímetros no subsolo, na chamada camada de arado, onde as pessoas com detectores de metal podem realizar buscas", afirmou Ben-Harry.
A descoberta foi considerada algo extremamente raro pelos pesquisadores, especialmente a nível amador.
Caroline Fredriksen, uma pesquisadora do Departamento de Arqueologia e História Cultural do Museu de Ciências da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, afirmou que tanto a moeda quanto a espada são descobertas muito importantes.
"A espada é especial porque é decorada com prata e cobre. A maioria das pessoas não possuía espadas tão grandes na Era Viking [...] A moeda, por sua vez, foi datada do tempo do imperado Marco Aurélio [121 – 180 d.C.]", afirmou Fredriksen.
"Essa descoberta sugere que a região mantinha contato internacional na Idade do Ferro. As descobertas mostram que Nordland fez parte da rede de comércio da Idade do Ferro", concluiu.
Bem-Harry e seus amigos viajam com detectores de metal e, apesar de ser apenas um hobby, ele já encontrou diversos objetos interessantes, como uma pulseira de prata, um machado e uma cruz de chumbo com inscrições.
Busca com detectores de metais está se tornando cada vez mais comum na Noruega e, além de demonstrar o interesse das pessoas, contribui para um maior número de descobertas históricas no país, segundo pesquisa.