EUA e Colômbia irão realizar exercícios militares conjuntos

Comando Sul do Exército americano anunciou exercícios militares com a Colômbia entre os dias 23 e 29 deste mês, enquanto o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, visita o país.
Sputnik

Durante o exercício, 75 paraquedistas da 82ª Divisão Aerotransportada de Fort Bragg, no estado americano da Carolina do Norte, irão simular uma operação de reforço em um aeródromo junto com outros 40 militares americanos do Exército Sul e das Forças Armadas da Colômbia.

Conforme publicou o Comando Sul do Exército dos EUA, a ação contará com uma aeronave C-130 colombiana e incluirá o compartilhamento de "conhecimentos táticos e estratégicos".

"Sentimo-nos honrados em treinar com a Colômbia, um amigo próximo dos EUA e parceiro global da OTAN", disse em um comunicado o chefe do Comando Sul do Exército americano, o almirante Craig Faller.

Ainda de acordo com o militar, a atividade "demonstra a interoperatividade, letalidade e profissionalismo das forças de ambos os países".

Visita de Pompeo

O anúncio dos exercícios, que se darão entre os dias 23 e 29 de janeiro, coincidiu com a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ao país sul-americano.

É sabido que Pompeo efetuou conversações com o presidente colombiano, Iván Duque, e que participou de uma conferência junto com o oposicionista venezuelano Juan Guaidó.

Em declaração conjunta com Duque, Pompeo disse que a Venezuela tem abrigado o "braço armado do Irã, o movimento Hezbollah", publicou o portal Infobae.

Por sua vez, Duque afirmou que compartilha com Pompeo "preocupações" sobre os supostos vínculos do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, com organizações terroristas.

Comentar