Yellowstone poderia entrar em erupção 'catastrófica' a qualquer momento, alerta vulcanologista

Um dos maiores vulcões do mundo, Yellowstone, pode entrar em erupção a qualquer momento - com consequências potencialmente catastróficas, alerta vulcanologista.
Sputnik

"Yellowstone vai entrar em erupção novamente, mas não se sabe quando isso vai acontecer ou em que escala - vulcões não entram em erupção de acordo com um prazo ou horário, e a próxima grande erupção pode estar longe no futuro", explicou o professor Michael Branney, da Universidade de Leicester (Reino Unido).

De acordo com o especialista, as consequências do vulcão após sua erupção dependeriam do tamanho da explosão. Sua última grande erupção explosiva foi há cerca de 630 mil anos, e outra erupção semelhante poderia ser "catastrófica".

"A área em Yellowstone e arredores seria enterrada em cinza quente de correntes de densidade piroclástica, matando a biota em toda a região", comentou ao tabloide britânico Mirror.

Catástrofes ambientais

"As cinzas vulcânicas cairiam ainda mais no centro e leste dos EUA e no noroeste do oceano Atlântico, enterrando plantações e cidades, impedindo viagens terrestres e aéreas, causando riscos de inalação e asfixiando os sistemas de drenagem, causando inundações."

Branney indica que, com o passar do tempo, "a biota tende a se recuperar naturalmente de tais catástrofes ambientais", enquanto as "populações e infraestruturas humanas em crescimento seriam enorme e negativamente afetadas".

Yellowstone poderia entrar em erupção 'catastrófica' a qualquer momento, alerta vulcanologista

Apesar de a previsão ser assustadora, o vulcanologista explica que Yellowstone é constantemente monitorado, o que significa que uma grande erupção explosiva poderia provavelmente ser evitada.

Comentar