Notícias do Brasil

Brasil entra como país observador nos exercícios militares entre Colômbia e EUA (FOTOS, VÍDEOS)

Um avião de transporte Hercules C-130 sobrevoou a base militar do Exército colombiano, onde estão sendo realizados exercícios de paraquedismo juntamente com as Forças Especiais dos EUA.
Sputnik

As manobras militares de Bogotá e Washington são realizadas na Base Aérea de Tolemaida, considerada a maior do Exército colombiano e localizada a cerca de 120 km da capital do país sul-americano.

O ministro da Defesa colombiano, Carlos Holmes Trujillo, e o embaixador dos EUA, Philip Goldberg, compareceram às manobras, que também contaram com participação de observadores militares do Brasil.

"O objetivo deste exercício é continuar fortalecendo a interoperabilidade de nossas forças com aliados firmes como EUA e Brasil para enfrentar as ameaças transnacionais", segundo a assessoria de imprensa do ministro da Defesa da Colômbia.

​Exercícios Estratégicos Multinacionais da Colômbia, Estados Unidos e Brasil.

De antemão, as decorrentes manobras têm sido criticadas por alguns setores da esquerda e da oposição colombianos, entre eles o partido FARC, que surgiu após a desmobilização da guerrilha, tendo classificado as práticas como "ação de intimidação" à segurança da região e "violação da soberania" nacional.

Hoje acompanhei as Forças Militares da Colômbia nos Exercícios Estratégicos Multinacionais realizados em Tolemaida, que contaram com a participação dos EUA e do Brasil como país observador. Meu respeito e admiração, gratidão e carinho aos heróis que deixam no alto o nome da Colômbia.

Durante o exercício, 75 paraquedistas da 82ª Divisão Aerotransportada de Fort Bragg, do estado americano da Carolina do Norte, devem simular uma operação de reforço em um aeródromo junto com outros 40 militares americanos do Exército Sul e das Forças Armadas da Colômbia.

Comentar