Talibã derrubou avião dos EUA no Afeganistão, diz porta-voz

Porta-voz do Talibã alega que o grupo derrubou avião que carregava militares norte-americanos e que um oficial de alta patente estaria entre as vítimas.
Sputnik

O avião teria caído nesta segunda-feira (27), no distrito de Deh Yak, na província de Ghazni, no leste do país. A área estaria sob o controle do Talibã (organização proibida na Rússia e em muitos outros países), informou a Reuters.

Segundo o porta-voz, todos os passageiros do avião teriam morrido no acidente. O porta-voz acrescentou que um membro de alta patente das Forças Armadas dos EUA também estaria entre as vítimas.

Algumas horas antes, imagens da aeronave acidentada foram publicadas nas redes sociais, provocando suspeitas de que o avião pertencia às Forças Armadas dos EUA.

Autoridades do governo do Afeganistão, sediado em Cabul, ainda não comentaram a alegação do Talibã.

Mais cedo, autoridades governamentais afirmaram que a aeronave acidentada seria da empresa Ariana Airlines. No entanto, o presidente-executivo da empresa, Mirwais Mirzawkal, veio a público negar as informações.

Posteriormente, fontes alegaram tratar-se de aeronave do Exército do Afeganistão.

O governador da província de Ghazni justificou os diferentes relatos, alegando que o avião estava "completamente queimado", e, portanto, difícil de ser identificado.

As Forças Armadas dos EUA confirmaram que o avião acidentado era um avião militar norte-americano de pequeno porte, informou a Reuters. 

Comentar