Irã prepara lançamento de satélite, mas EUA suspeitam se tratar de mísseis balísticos

Governo iraniano confirma estar preparando um local para lançamento de seu satélite Zafar, enquanto, segundo os EUA, instalação seria usada para disfarçar programa de mísseis balísticos.
Sputnik

A confirmação sobre a preparação do lançamento foi feita pelo ministro iraniano das Telecomunicações, Mohammad Javad Azari Jahromi, em resposta a uma publicação da rádio NPR dos EUA.

Anteriormente a rádio havia levantado a suspeita de que o Centro Espacial Imam Khomeini esteja sendo preparado para o lançamento de um artefato espacial, tendo como base uma imagem feita via satélite.

Em sua resposta, a autoridade persa disse que, efetivamente, "um local está sendo preparado para colocar o satélite Zafar em órbita", informou a agência Reuters. Posteriormente, disse ele, serão lançados mais cinco satélites.

Suspeitas

Washington receia que a tecnologia de foguetes portadores usada para colocar satélites em órbita também possa ser usada para lançar ogivas nucleares.

O governo americano suspeita que o local esteja sendo utilizado para o desenvolvimento de mísseis balísticos pelo Irã. Washington acusa o país de ter intenções de desenvolver armas nucleares.

É válido ressaltar que o Centro Espacial Imam Khomeini já foi palco de tentativas frustradas de lançamento de satélites do Irã, com dois lançamentos falhados no ano passado.

Comentar