Sepultura de 'guerreiro' de 2.000 anos armado com espada é achada no Reino Unido (FOTOS)

A "incrivelmente rara" sepultura de 2.000 anos de um guerreiro da Idade do Ferro foi descoberta por arqueólogos no sudeste do Reino Unido.
Sputnik

O local do sepultamento foi encontrado devido às escavações para a construção de 175 novas casas perto da cidade de Chichester, no condado britânico de Sussex.

Na sepultura, que remonta ao final da Idade do Ferro (século I a.C. a 50 d.C.), também estavam presentes uma lança de ferro, uma espada em uma bainha bem decorada.

"Tem havido muita discussão em geral sobre quem as pessoas enterradas na tradição de 'guerreiro' podem ter sido em vida […] Eram realmente guerreiros, ou apenas enterrados com os adereços de um?", explicou ao tabloide Mirror o gerenciador das pesquisas arqueológicas, Jim Stevenson.

​Túmulo "raro" de guerreiro da Idade do Ferro é descoberto em Sussex Ocidental

Os arqueólogos dizem que a descoberta é "incrivelmente rara", pois apenas poucas sepulturas do tipo são conhecidas por existir no sul do Reino Unido.

"Embora as condições do solo tenham destruído o esqueleto, os itens descobertos dentro da sepultura sugerem que o ocupante tinha sido um indivíduo importante", complementou.

​Túmulo de antigo guerreiro da Idade do Ferro é desenterrado em descoberta "incrivelmente rara"

As radiografias e a conservação inicial da espada e da bainha revelam uma bela decoração de liga de cobre. Os traços pontilhados na radiografia podem ser os restos de uma peça de vestuário cravejada usada pelo ocupante quando enterrado.

​Túmulo "incrivelmente raro" de "guerreiro" da Idade do Ferro é desenterrado

Recipientes de cerâmica feitos de argila local também foram achados, provavelmente com o objetivo de dar sustento ao falecido na vida após a morte segundo as crenças.

Os estudos arqueológicos da descoberta continuarão para saber mais sobre a identidade e o status social do indivíduo, bem como sobre a área e a paisagem local por volta dessa época.

Comentar