A volta dos migrantes se deu através do programa estatal denominado Plano Volta à Pátria. Os 250 venezuelanos foram transportados por um avião do modelo Airbus 340-200, batizado com o nome do libertador Simón Bolívar, disponibilizado pela companhia aérea estatal Conviasa.
Carregados de esperança e alegria ao regressar à pátria e ao calor familiar, sorriem 250 compatriotas, a quem a Revolução Bolivariana beneficia através do Plano Volta à Pátria.
"O dinheiro não era suficiente para nada, não podíamos dar um agrado, nem mesmo um sorvete, apenas aluguel e comida. Aqui no Peru morávamos em um quarto pequeno e muito caro, não tínhamos cama nem TV, só um colchão no chão", disse um dos migrantes que retornou à Venezuela com sua família, citado pelo Ministério do Poder Popular para Relações Exteriores.
De acordo com a chancelaria venezuelana, desde a sua criação, em 2018, o plano de repatriação do governo já possibilitou o retorno de 16 mil venezuelanos que viviam em outros países do continente americano para sua terra natal.