A ação visa pregar abstinência sexual na adolescência como forma de prevenir doenças e gravidez precoce. A campanha tem como foco duas faixas etárias: de 15 a 19 anos e abaixo de 15 anos.
"Estamos construindo um plano nacional de prevenção do sexo precoce. Essa ação é só o começo. Existem consequências graves, físicas e emocionais para o sexo antes da hora. Vamos fazer cartilhas, vamos para as escolas mostrar arte, música. Vamos cuidar das 'novinhas', e não apenas chamá-las para o sexo", afirmou a ministra Damares, citada pela Agência Brasil.
Pelo fato da campanha pregar abstinência sexual, as redes sociais foram inundadas de memes e comentários contrários à iniciativa de Damares.
A que ganhou mais repercussão foi uma paródia musical feita por uma família conhecida por fazer vídeos deste tipo intitulada "Quem deu, deu. Quem não deu, não Damares!".
Outro meme que foi fez sucesso nas redes sociais, faz alusão à campanha do governo do ex-presidente Lula que era chamada de "Fome Zero.
Teve gente também que usou as famosas frases de para-choques para fazer brincadeira com a campanha.
Outro meme que apareceu nas redes sociais faz alusão à série de ficção do Netflix chamada "Sex Education". No meme aparece a Dra. Jean, que é uma terapeuta sexual, reagindo à iniciativa de Damares.
Na Amazônia a campanha já começou.
Já essa outra pessoa pegou uma frase retirada de uma igreja evangélica para brincar com a campanha.