A Nebulosa de Hélix ou NGC 7293 já foi chamada muitas vezes na Internet de "Olho de Deus". Trata-se de uma nebulosa planetária brilhante que existe graças a uma estrela que está perto do fim da sua vida. Segundo a NASA, a nebulosa foi formada quando a estrela moribunda começou a perder suas camadas externas.
O "Olho de Deus" se encontra na Constelação de Aquário a 650 anos-luz da Terra. Embora possa parecer uma enorme distância, a Nebulosa de Hélix é na verdade uma das nebulosas planetárias mais próximas da Terra.
Recorrendo às capacidades do telescópio espacial Spitzer e do satélite artificial da NASA GALEX, foi possível fotografar a intensa radiação ultravioleta emitida pela estrela central da nebulosa.
À medida que a radiação da estrela se afasta e ilumina as nuvens circundantes de gás e pó, cria-se uma imagem deslumbrante que faz a nebulosa parecer um enorme olho cósmico.
"A intensa radiação ultravioleta de anã branca aquece as camadas de gás expelidas que brilham intensamente em infravermelho", explicou a agência espacial norte-americana em comunicado.