Os voos tiveram como objetivo verificar o desempenho do caça-bombardeiro Su-34 na altitude máxima de seu voo, 17 km, nas condições do severo inverno siberiano.
"Todo o corpo de pilotos [...] concluiu seus voos a 17 km de altitude com temperaturas baixas, comprovando mais uma vez a confiabilidade e multifuncionalidade das aeronaves", declarou em nota o Distrito Militar Oriental da Rússia.
Atualmente, a temperatura média diária na região onde se deu o exercício, Khabarovsk, é de -20 °C. Já a 17 km de altitude a temperatura cai para -55 °C.
Antes da atividade, os mecânicos verificaram todos os mecanismos, condições de movimento e direção das aeronaves em sua altitude limite. Tudo estava em ordem.
Su-34
O caça-bombardeiro Su-34 é de geração 4+. A aeronave foi projetada para realizar bombardeios precisos contra alvos terrestres em profundidade operacional e tática, assim como destruir alvos aéreos.
Entre suas características destaca-se o aumento para 4.000 km de sua autonomia de voo, a velocidade máxima de 1,9 mil km/h, assim como o novíssimo sistema de controle de armas.