Das duas novas bases, uma estaria sendo construída da planta, enquanto a segunda seria implantada em um edifício usado por forças curdas na cidade de Al-Hasakah, próximo dos campos de petróleo de Deir ez-Zor, noticiou a agência Anadolu, citando fontes ligadas ao assunto.
De acordo com a mídia, os militares americanos inspecionaram uma região próxima do campo de petróleo de Rumeylan, também na província de Al-Hasakah, antes de equipes com materiais de construção terem iniciado as obras de uma nova base.
Americanos 'vão ficar por um tempo'
A implantação das bases ocorre pouco tempo após o chefe do Comando Central dos EUA, general Frank McKenzie, ter afirmado que suas tropas "permanecerão na Síria por um tempo".
O militar também sugeriu que as tropas americanas não deverão sair da Síria em breve, apesar de o presidente americano, Donald Trump, ter expressado o desejo de remover seus militares do país árabe no ano passado.
Por sua vez, o governo do presidente Bashar Assad já condenou por inúmeras vezes a presença de tropas americanas em seu país, que não têm autorização de Damasco.