Irã repele ataque cibernético de escala sem precedentes, informa vice-ministro

O Irã repeliu um ataque cibernético de grande escala, cujo objetivo era obstruir a rede de Internet do país. Teerã enfrenta agora uma "segunda onda" de ataques, informou o vice-ministro iraniano das Tecnologias de Informação e Comunicação, Hamid Fatakhi.
Sputnik

O vice-ministro iraniano das Tecnologias de Informação e Comunicação do Irã informou que o país repeliu ataque cibernético contra a estrutura de telecomunicação do país, informou o canal local IRINN:

"Hackers mercenários realizaram o maior ataque contra a infraestrutura do Irã em sua história", escreveu Fatakhi no Twitter.

Neste domingo (9), o canal informou que o ataque teria sido muito bem organizado e atingido escala sem precedentes.

"Esses ataques continuam, e a segunda onda já começou. Esperamos conseguir combatê-la com sucesso", disse Fatahi.

Neste sábado (8), as autoridades iranianas informaram que, no dia anterior, o país sofrera um ataque cibernético, que causou a queda do serviço de algumas operadoras de Internet por cerca de uma hora. O ataque foi repelido com sucesso.

O Irã é alvo deste tipo de ataques regularmente. A última vez que as autoridades relataram um incidente similar foi em dezembro de 2019. O ministro das Tecnologias de Informação e Comunicação, Mohammad Jawad Azari Jahromi, informou que o Irã já neutralizou milhões de ataques cibernéticos. Por outro lado, outros países também denunciam periodicamente a ocorrência de ataques por parte de "hackers iranianos".

Comentar