A aeronave, que faz parte da aviação do Exército e normalmente voa portando metralhadoras, mísseis e foguetes, teve uma falha hidráulica depois de realizar exercícios na fronteira escocesa, segundo o Sleaford Standard.
Os engenheiros aeronáuticos tiveram muito trabalho para resgatar o helicóptero, já que o pouso foi realizado em uma área agrícola, além de a aeronave se atolar no local depois de a área ser atingida pela tempestade Ciara, seguida por fortes ventos e neve.
Com isso, foi necessário realizar uma "operação de resgate" com uma grande estrutura em torno do Apache para amarrá-lo e guinchá-lo com a ajuda de um trator cedido pelo fazendeiro local.
Após esta etapa, a equipe removeu os rotores e o radar da aeronave para, finalmente, alçá-lo para o caminhão, que faria o transporte do helicóptero. Para este processo foram necessários dois jipes Land Rover e 13 militares.
"Preparar uma aeronave para movimentá-la em terreno instável não é fácil. Ela precisa ser desmontada para caber em um semirreboque especial e guinchada [...]", afirmou o comandante do Grupo de Batalha de Helicópteros de Ataque.
O helicóptero foi retirado do local na manhã desta quinta-feira (13) e está pronto para ser transportado pelo caminhão.