Perseguição espacial? EUA acusam russos de seguir seu satélite e Moscou reage

Washington tenta usar alegações de que "satélite espião" russo estaria perseguindo um satélite de reconhecimento norte-americano para justificar o uso de armas no espaço sideral, declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, nesta segunda-feira (17).
Sputnik

Funcionários do governo norte-americano recentemente fizeram alegações de que o satélite russo Kosmos-2542 estaria realizando movimentos suspeitos. Segundo eles, o satélite teria feito manobras para se aproximar de um satélite de reconhecimento dos EUA, o USA 245, no final de janeiro.

"Gostaríamos de reiterar que o movimento do nosso satélite não colocou o satélite norte-americano em risco e, principalmente, não violou nenhum princípio ou norma de direito internacional", disse o ministério.

"Essa é uma medida provocatória, por meio da qual os EUA querem justificar seus planos de enviar armas para o espaço, passando a responsabilidade de desestabilizar a situação de segurança sideral para os outros", declarou o MRE russo.

O ministério ainda enfatizou que os planos dos EUA de militarização do espaço irão causar danos irreparáveis ao sistema de segurança espacial existente.

Comentar