Macron não tem certeza se UE e Reino Unido terão acordo comercial até final do ano

O Reino Unido retirou-se oficialmente da União Europeia em 31 de janeiro e agora está em um período de transição de 11 meses para decidir sobre sua futura relação econômica e política com o bloco.
Sputnik

O presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou incerteza sobre a possibilidade de um acordo comercial entre a União Europeia e o Reino Unido ser atingido até o final de 2020, informou a Reuters neste sábado.

Ele também acrescentou que as negociações entre as duas partes devem ser "difíceis".

"Boris Johnson tem uma cara na manga: a questão da pesca. E é com isso ele tentará obter acesso ao mercado", disse Macron aos jornalistas. "Não é certo que teremos um acordo geral até o final do ano", acrescentou o presidente francês.

Mais cedo o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves le Drian, também sinalizou que as negociações entre UE e Reino Unido, que devem começar em março, serão duras.

Depois que o Reino Unido deixou oficialmente o bloco, foi fixado o prazo até o dia 31 de dezembro para chegar a um acordo sobre livre comércio com a União Europeia. Se isso não acontecer, a relação econômica será baseada nos termos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Comentar