'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo.
Sputnik

"Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando que o planeta possui rotineiramente terremotos, redemoinhos de vento e pulsos magnéticos misteriosos.

"Finalmente, pela primeira vez, estabelecemos que Marte é um planeta sismicamente ativo", disse o pesquisador principal da missão, Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL).

"Na verdade, provavelmente está perto do tipo de atividade sísmica que se espera encontrar longe dos limites das placas [tectônicas] na Terra e longe de áreas altamente deformadas", acrescentou.

A pesquisa indica que o planeta treme mais frequente e suavemente do que o esperado. Até agora, os terremotos parecem ser muito mais profundos do que a maioria dos tremores sentidos na Terra, chegando a uma profundidade de cerca de 50 quilômetros, com magnitude máxima de cerca de 4,0.

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Ao longo de 235 dias marcianos, os dados revelaram um total de 174 eventos sísmicos.

"O que é tão espetacular nestes dados é que isso nos dá esta bela imagem poética de como é realmente um dia em outro planeta", explicou Vedran Lekic, geólogo da equipe da InSight.

Comentar