Astrônomos do programa de monitoramento Catalina Sky Survey, financiado pela NASA, acreditam que avistaram um asteroide que está preso na gravidade da Terra.
"Este objeto está temporariamente ligado à Terra. Não há evidência de perturbações devido à pressão da radiação solar e não foi encontrada nenhuma ligação com um objeto artificial conhecido. Outras observações e estudos dinâmicos são fortemente encorajados", diz o documento.
De acordo com dados disponíveis, o asteroide tem um diâmetro de 1 a 6 metros. Pertence ao grupo de asteroides Amur ou Apollo.
Notícia grande (Tópico 1/3). A Terra tem um novo objeto temporariamente capturado/ Uma possível minilua chamada 2020 CD3. Na noite de 15 de fevereiro, eu e meu colega da equipe Catalina Sky Survey, Teddy Pruyne, encontramos um objeto de 20ª magnitude. Aqui estão as imagens da descoberta
"Na verdade, existem os chamados quase-satélites da Terra. Eles têm uma órbita bastante complicada. Quando falamos de um satélite, queremos dizer que ele voa em órbita circular como a EEI [Estação Espacial Internacional] ou Yuri Gagarin. Este objeto voa com mais dificuldade. Ele voa com o mesmo período da Terra sem se afastar muito, formando uma órbita temporária. Tais objetos não vivem em órbita por muito tempo. Eles podem acompanhar a Terra por vários anos e várias décadas", explicou Boris Shustov, diretor-científico do Instituto de Astronomia da Academia de Ciências da Rússia.