Ataque de drone israelense mata civil sírio nas Colinas de Golã

Damasco relatou vários ataques aéreos conduzidos por Israel no território sírio nos últimos anos, com Tel Aviv assumindo oficialmente a responsabilidade por alguns deles. Israel alega estar atacando posições de forças iranianas, supostamente presentes no país.
Sputnik

A mídia estatal síria informou que um drone israelense não identificado realizou um ataque na província de Quneitra, na parte síria das colinas de Golã, matando um civil. O ataque aéreo atingiu um carro que se deslocava ao sul da cidade de Hader e matou seu dono. Ainda não está claro o motivo do drone israelense ter atacado esse civil específico.

Na última vez em que a Força Aérea de Israel atacou territórios sírios, em 23 de fevereiro, as defesas aéreas do país repeliram "alvos hostis" nas proximidades de Damasco, segundo a agência de notícias SANA. As Forças de Defesa de Israel confirmaram o ataque mais tarde, mas afirmaram ter alvejado posições do grupo Jihad Islâmico na Síria.

A Força Aérea de Israel realiza ataques aéreos regularmente em território sírio nos últimos anos, embora nem todos esses ataques tenham sido oficialmente reconhecidos. Tel Aviv afirma estar visando grupos hostis a Israel durante esses ataques aéreos, especificamente forças iranianas que supostamente estão presentes no país.

O Irã nega o envio de suas tropas para Síria. Segundo Teerã, somente seus conselheiros militares estão no país, a pedido de Damasco, para auxiliar o combate contra as ameaças terroristas, como o Daesh (proibido na Rússia e outros países). Os governos sírio e iraniano condenaram duramente os ataques de Israel.

Comentar