EUA retiram 2 empresas russas de lista de sanções contra Coreia do Norte

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos retirou duas empresas russas - a Companhia Independente de Gás e Petróleo (Nezavisimaya Neftegazovaya) e a Produto Petrolífero de Primorie (Primorneftprodukt) - da lista de sanções contra a Coreia do Norte.
Sputnik
"As exclusões a seguir foram feitas na lista de SDNs [Especialmente Designados] da OFAC [...] Companhia Independente de Gás e Petróleo e Produto Petrolífero de Primorie", disse o comunicado publicado pelo Departamento do Tesouro dos EUA.

As sanções contra as duas empresas foram impostas em 2017 devido a suposta atuação como fornecedoras a uma empresa norte-coreana de comércio.

À época, tensões na península coreana estavam aumentando devido a uma série de testes de mísseis realizados por Pyongyang.

No entanto, desde 2018, EUA e a Coreia do Norte realizaram duas cúpulas, concordando em princípio em normalizar as relações enquanto negociam a desnuclearização do país asiático.

Após a segunda cúpula, realizada no Vietnã em fevereiro de 2019, Pyongyang se comprometeu a encerrar testes nucleares e o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais. Essa promessa não vinculativa, porém, não se estendeu a testes de motores ou a lançamentos de satélites ou mísseis balísticos de médio e curto alcance.

As negociações foram interrompidas após Washington exigir medidas mais decisivas de Pyongyang. A Coreia do Norte culpou os Estados Unidos por não seguirem adiante com as sinalizações de boa vontade.

Comentar