Paciente infectado por coronavírus recebe alta 'por engano' nos EUA

Enquanto o paciente se encontrava em quarentena, o exame para coronavírus tinha dado negativo a doença viral em dos testes aos quais a pessoa foi submetida em um intervalo de 24 horas.
Sputnik

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) deu alta "por erro" a uma pessoa infectada pelo novo coronavírus COVID-19 na cidade de San Antonio, no estado norte-americano do Texas, conforme declarou no domingo (1º) o prefeito da cidade, Ron Nirenberg, no Twitter.

"Hoje nós descobrimos que o CDC liberou por engano um paciente do Centro de Doenças Infecciosas do Texas que a quem mais tarde deu positivo o teste para COVID-19. O fato de que CDC permitiu que as pessoas tivessem sido expostas a um paciente com teste positivo para COVID-19 é inaceitável", escreveu.

Nirenberg especificou que o paciente em questão foi colocado em quarentena, enquanto tentavam apurar a que lugares tinha ido, e com quem tinha estado após ter recebido alta, escreve Newsweek.

"Faremos tudo ao nosso alcance para garantir que a comunidade esteja segura e que o risco de exposição permaneça baixo." Além disso, o prefeito indicou que será feito o mesmo em relação às pessoas que estiveram no cruzeiro Diamond Princess, cujo período de quarentena termina nesta segunda-feira (2).

Por sua vez, de acordo com o comunicado publicado este domingo (1º), CDC explicou que o indivíduo se encontrava em isolamento enquanto recebia tratamento em um centro médico local há várias semanas após ter regressado aos EUA de Wuhan, China.

O paciente recebeu alta porque cumpriu todos os requisitos necessários, incluindo os resultados negativos nos dois testes de coronavírus, e não tinha sintomas da doença. Porém, mais tarde foram recebidos resultados de uma amostra posterior e eram "fracamente positivas", por isso, o paciente foi novamente isolado como medida preventiva.

O CDC terminou a mensagem afirmando que o ciclo de infecção viral no referido paciente "é maior do que foi visto anteriormente".

Comentar