O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou na segunda-feira (2) um teste de foguetes de artilharia de longo alcance com fogo real "para acender ainda mais as chamas da revolução de treinamento", escreveu nesta terça-feira (3) o jornal estatal Rodong Sinmun.
O artigo contém várias fotografias do evento, nas quais também aparece o próprio líder da nação norte-coreana, monitorando as manobras enquanto atrás dele dá para ver militares com máscaras.
"[Kim Jong-un] se mostrou muito satisfeito pelos artilheiros estarem preparados para reagir rapidamente a qualquer situação e cumprir perfeitamente seus deveres de combate", escreveu o jornal.
Essa notícia surge um dia após o Ministério da Defesa da Coreia do Sul ter detectado dois projéteis não identificados, sendo supostamente dois mísseis balísticos de curto alcance, lançados no mar do Japão a partir da cidade portuária de Wonsan. Os projéteis percorreram 240 quilômetros a uma altitude máxima de 35 quilômetros.
Trata-se dos primeiros testes militares do país asiático após Pyongyang ter prometido no início deste ano apresentar "uma nova arma estratégica".