Segundo informa o jornal francês Ouest-France, a obra de Isaac Newton, impressa em 1686 e intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, (Philosophiae naturalis principia mathematica, em latim), foi descoberta por casualidade na Ajaccio Heritage Library.
Foi a própria conservadora da biblioteca, Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, a autora do achado, quem o deu a conhecer.
Segundo a responsável, citada pela Ouest-France, a obra é raríssima e "há alguns anos atrás uma mesma edição foi vendida por US$ 3,7 milhões (R$ 16,9 milhões) em um leilão da Christie's".
Pedra angular da matemática moderna
O livro, que na opinião da conservadora, é a pedra angular da matemática moderna, "está um pouco danificado, mas o interior está em excelentes condições", acrescentou.
Um livro muito raro de Isaac Newton é descoberto em uma biblioteca de Ajaccio
Para Vannina, se deparar com esta obra raríssima, editada ainda em vida de Newton, foi como descobrir o Santo Graal.
Vannina Schirinsky-Schikhmatoff já tinha descoberto uma um outro livro muito valioso, o Thesaurus Hyeroglyphicorum, um tratado de egiptologia datado de 1610, redigido 200 anos antes de Champollion decifrar os hieróglifos.
Apesar de estas descobertas darem notoriedade à biblioteca e à cidade, a conservadora anunciou a sua demissão, por divergências com a prefeitura sobre a gestão do acervo.