Nesta quarta-feira (5), a China continental anunciou 139 novos casos de coronavírus, segundo a Comissão Nacional de Saúde, acrescentando que o número total de infeções confirmadas é de 80.409. Autoridades divulgaram 119 casos ontem e 125 anteontem.
Este aumento reverteu três dias de reduções, alimentado pelo surgimento de novos casos em Wuhan, cidade onde se acredita que tenha surgido o vírus no final de 2019, segundo a agência Reuters.
Zheng Boli afirmou que todas as regiões, com exceção de Hubei, da qual Wuhan é capital, conseguiram deter novas infecções no fim do último mês, de acordo com uma entrevista com o jornal People's Daily.
O especialista estimou que outras cidades de Hubei alcançaram estes resultados até meados deste mês, considerando informações de como vírus se desenvolveu, mas não compartilhou detalhes.
Após críticas de uma aparente resposta hesitante do governo da China ao novo vírus, o país asiático impôs grandes restrições para impedir sua propagação. Autoridades da Organização Mundial de Saúde afirmaram que outros países têm muito a aprender pela forma como a China tem lidado com esta crise.