"Até o momento, há apenas casos esporádicos em Portugal, ainda não há transmissão ativa do vírus na comunidade [...] Os 10 milhões de portugueses são corresponsáveis e devem cumprir a sua parte", afirmou Graça Freitas, diretora-geral de Saúde do país.
Ao mesmo tempo, ela assegurou que as autoridades estão preparadas para ativar diferentes protocolos em caso de uma escalada de risco, segundo a RTP.
A ministra da Saúde, Marta Temido, também revelou que, além dos hospitais e prisões, algumas escolas e faculdades também foram fechadas no norte do país para "evitar a propagação do surto de coronavírus, atrasar ao máximo o pico da epidemia e a redução do número total de casos".
Além disso, a ministra assumiu que as medidas de segurança podem ser "alargadas e reforçadas nas próximas horas", dependendo dos resultados das análises de 47 casos ainda não confirmados.
O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus a nível global foi elevado para mais de 100.000, das quais mais de 3.456 morreram, em 92 países e territórios.