Além da África Oriental, os insetos também passaram pelo Oriente Médio e o sul da Ásia. Em um vídeo compartilhado no Twitter é possível observar os insetos em uma espécie de "formação militar" avançando pelo deserto da Arábia Saudita.
Quando a formação é observada à distância, não fica muito claro do que realmente se trata, entretanto, quando próximo, é possível notar que são gafanhotos avançando pela região em uma formação compacta.
Embora o comportamento dos insetos tenha chamado a atenção, acredita-se que ele esteja relacionado com o clima do deserto, que pode apresentar fortes ventos. Se deslocando em grandes enxames, os gafanhotos são capazes de suportar melhor os fenômenos.
O Oriente Médio é uma das regiões mais afetadas pela praga de gafanhotos, que seguem invadindo e destruindo as plantações.
Anteriormente, a Etiópia, o Quênia e a Somália foram considerados os países mais afetados pelos "ataques" de gafanhotos. Estas pragas destruidoras atingiram igualmente a Índia, Paquistão e China.