"A aeronave irá operar a partir de várias instalações militares na área de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA [EUCOM]", lê-se na declaração do comando.
"Os deslocamentos de bombardeiros estratégicos para a Europa proporcionam melhor familiarização aos membros da tripulação, demonstrando o compromisso dos EUA com os parceiros e aliados", acrescenta.
A força-tarefa, formada por bombardeiros estratégicos furtivos B-2 Spirit que aterrissaram na base das Lajes, nos Açores, fica localizada a cerca de 3.540 quilômetros da capital dos EUA, Washington, e faz parte das 131ª e 509ª Alas de Bombardeiros, ambas da Base Aérea Whiteman, localizada no estado norte-americano de Missouri.
Aviões-tanque KC-10 prestaram apoio aéreo de reabastecimento durante a passagem dos bombardeiros B-2 Spirit pelo oceano Atlântico, escreve portal Stars and Stripes.
A base portuguesa das Lajes, localizada na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, é o único aeródromo militar no oceano Atlântico que proporciona uma localização segura para pouso, reabastecimento e manutenção durante a travessia de B-2 Spirit pelo Atlântico. A base tem "uma localização estratégica para proporcionar apoio em operações de combate", informou EUCOM.
Esta é a segunda vez que bombardeiros estratégicos B-2 marcam presença nas Lajes. Em setembro de 2019, uma aeronave deste tipo pousou na ilha Terceira para abastecimento "hot pit" (com os motores ligados), passando cerca de duas horas e partindo em seguida para a base de Fairforth, no Reino Unido.