O procedimento será incluído em breve na lista de cobertura obrigatória da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Atualmente, os testes podem ser cobrados pelos planos. O vírus SARS-CoV-2 é o causador da doença batizada de COVID-19.
"[O teste] não faz parte da lista do rol de exames de procedimento dos quais os planos de saúde são obrigados a dar cobertura e isso vai acontecer imediatamente", disse o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo Reis, segundo publicado pelo portal G1.
"Eu hoje já conversei com a ANS, deverá sair nos próximos dias. Nós esperamos que saia até amanhã uma nova resolução da agência, incluindo o exame para pesquisa do coronavírus na lista do rol de procedimentos de cobertura obrigatória", acrescentou o funcionário do ministério.
Ele ressaltou, no entanto, que "até o momento, não é irregular que haja a cobrança".
A ANS disse que detalhes técnicos estão sendo discutidos e que o tratamento para o COVID-19 ja é direito de quem tem plano de saúde.
Governo confirmou 34 casos no Brasil até o momento
Segundo o Ministério da Saúde, 34 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no Brasil.
De acordo com as autoridades federais, o número de casos suspeitos no país caiu de 930 para 893, enquanto 780 casos de pessoas que estavam com suspeita de infecção pela COVID-19 já foram descartados.
A doença causada pelo novo coronavírus já causou mais de 4 mil mortes em todo o mundo, sendo que a maioria dos casos foi na China, onde se iniciou o surto.